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Com a chegada do verão, sua pele merece cuidados especiais

No verão é natural que fiquemos mais expostos ao ar livre, mas também à radiação solar que, nessa época, é mais intensa. Consequentemente, corremos riscos decorrentes dessa exposição, como queimaduras, câncer da pele e outras doenças e complicações comuns da estação. Por isso, todo cuidado é pouco. Saiba como aproveitar o período mais quente do ano sem sacrificar a saúde.

Proteção física

Chapéu, boné e roupas de algodão (sintéticos são menos eficazes) servem como proteção física porque bloqueiam grande parte da radiação UV. As barracas de praia, geralmente feitas de algodão ou lona, são materiais que absorvem 50% da radiação e também servem como proteção física. Assim como os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Proteção solar

O filtro solar deve ser usado diariamente e não somente nos momentos de lazer na praia ou piscina. O fator de proteção solar (FPS) é também importante na escolha do produto e no verão os mais recomendados são os de nível 30 ou mais – vale também para pele negra. Deve-se aplicá-lo 30 minutos antes da exposição solar, distribuindo uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicando-o a cada duas horas, especialmente em caso de transpiração excessiva ou de entrar na água. Faz parte da proteção solar também evitar o sol entre 10 e 16 horas.

Em crianças, além dos protetores físicos, o filtro solar pode ser usado a partir dos seis meses de idade. Recomenda-se que os pais incentivem seus filhos a criar o hábito de proteção desde pequenos.

Hidratação

Quanto mais quente, maior é a necessidade de hidratação interna e externa. A hidratação por dentro exige a ingestão de líquidos, inclusive água, suco de frutas e água de coco. Por fora, recomenda-se hidratante adequado ao tipo de pele para manter a água também na superfície.

Alimentação

O cardápio no verão deve ser o mais leve e saudável possível. Nessa categoria se encontram alimentos ricos em carotenoides – substância com importante ação antioxidante, que oferece proteção contra os danos solares na pele. São fontes de carotenoides as frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Há também os alimentos com alto teor de água e fibras e baixo nível de carboidratos, como carnes grelhadas, itens crus e cozidos, frutas e legumes. Pela dieta é possível prevenir doenças provocadas pela exposição excessiva ao sol e adiar sinais de fotoenvelhecimento.

Fonte: SBDRJ