Notícias

Hanseníase: SBD-RJ capacitará gestores

A SBD-RJ fechou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para colaborar com a realização do I Curso de Planejamento Estratégico para Enfrentamento da Hanseníase no Estado do Rio de Janeiro. Parte do curso será ministrada por especialistas da SBD-RJ durante todas as terças-feiras de agosto. O objetivo é capacitar os gestores municipais que atuam nas áreas de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica para a construção de estratégias de controle e combate à hanseníase, de acordo com abordagens propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

O propósito é capacitar gestores dos 92 municípios do estado. O público-alvo são os coordenadores municipais de Atenção Básica e/ou representantes dos Núcleos de Educação Permanente. O certificado de participação será fornecido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TEC-RJ).

Para o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbacher, a iniciativa representa um avanço na política de combate e controle da hanseníase no estado.

– A parceria com a SES-RJ e com o TCE é fruto de um trabalho que a SBD-RJ vem desenvolvendo há alguns anos, no sentido de sensibilizar as instâncias públicas de saúde para a necessidade de criação de políticas que possibilitem o enfrentamento de doenças que estão crescendo no estado do Rio de Janeiro. Nós apresentamos propostas e oferecemos suporte técnico para as ações. O interesse público é o que norteia nossas propostas.