Notícias

Encontro de ligas: a vez da UFRJ

A aproximação da SBD-RJ com ligas e faculdades de medicina deu mais um importante passo. Claudia Alcântara, tesoureira da regional, se reuniu na segunda-feira (18) com a liga da UFRJ. Na ocasião, a dra. Claudia teve a oportunidade de ouvir a preocupação dos alunos com a defesa da dermatologia e dar um panorama sobre as estruturas da Nacional e da Regional, além de falar da importância de formação em um serviço credenciado.

– Na primeira parte da reunião, conversamos sobre a estrutura da SBD e da SBD-RJ, sobre as exigências para o credenciamento dos serviços e de que forma isso pode impactar na formação do dermatologista. Questões relacionadas à defesa profissional e mercado de trabalho foram particularmente alvo de interesse. Tive a oportunidade de mostrar os benefícios de se tornar sócio da SBD e os inúmeros eventos e ações que vêm sendo realizados pela SBD-RJ. 

Em um segundo momento, Claudia Alcântara apresentou diversos casos, reforçando a necessidade, por exemplo, da interface do dermatologista com outras áreas da medicina.

– Procurei levar casos da dermatologia em diferentes áreas, ressaltando a importância da formação clínica e o papel do dermatologista no contexto da medicina interna. Com alunos interessados e motivados, foi um encontro muito proveitoso! Eles (os alunos) estavam particularmente preocupados com o mercado de trabalho do dermatologista, e com o que a SBD vem fazendo pra proteger o
dermatologista. Falamos sobre o que vem sendo feito, o trabalho contínuo, e o resultado foi bastante positivo.

A relação da SBD-RJ com ligas e faculdades de medicina tem objetivo de orientar e contribuir para uma melhor formação da nova geração de dermatologistas no Rio de Janeiro.