Notícias

DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE

A efeméride este ano – sempre lembrada no último domingo de janeiro – será no dia 27 de janeiro, mas a SBD-RJ se antecipou à data e botou o pé na estrada e desembarcou em Paracambi, na Região Metropolitana do Rio.

 

A ação desta quarta-feira (9/1), sob a coordenação da Dra. Kátia Gomes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paracambi, com a UFRJ e com o MORHAN, envolveu alunos, médicos, enfermeiros e autoridades no sentido de implantar o matriciamento de dermatologia para os médicos da rede municipal de Paracambi, com objetivo de treiná-los para reconhecer sinais e sintomas da hanseníase. Outro objetivo é indicar o início do tratamento em todos os postos de saúde do município, que tem 50 mil habitantes e é um dos mais endêmicos do Rio.

 

– Atualmente, temos aqui em Paracambi 12 postos de saúde e apenas um trata hanseníase, que é a policlínica que fica no Centro da cidade. Pra cá virão médicos de duas unidades que foram selecionados para o atendimento. Estamos recebendo todo apoio do secretário de saúde, Diego Xavier de Almeida. Então hoje (9/1) é o primeiro trabalho para estimular esses colegas que estão em outras unidades de saúde a prestar esse atendimento – explica a Dra. Katia Gomes.

 

A iniciativa faz parte de uma campanha sobre doenças de pele em Paracambi.