Notícias

Dia Internacional da Mulher – Saúde da pele feminina

Hoje, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Neste dia, devemos lembrar de todas as conquistas e dos direitos femininos, mas também podemos comemorar e lembrar de cuidar da saúde e da beleza da pele das mulheres. O aspecto da pele pode refletir o bem-estar de uma mulher e, por isso, os cuidados de saúde e beleza nunca devem ser deixados de lado.

A pele feminina é diferente da masculina

A pele das mulheres requer cuidados diferentes da pele dos homens. Ela é mais fina e seca, e por isso necessita de sabonetes mais suaves e hidratantes mais poderosos. No rosto, em geral, os poros são mais fechados, mas o uso frequente de maquiagem e cosméticos inadequados tendem a deixá-los mais abertos e com tendência a acne. Tanto no corpo quanto no rosto, as mulheres tendem a apresentar flacidez mais precocemente, infelizmente. Mulheres e homens estão sujeitos às mudanças do tempo e do ambiente, que provocam alterações sobre todo o corpo, incluindo a pele. Chamamos de envelhecimento intrínseco aquele que é causado por sexo, idade, genética, alterações hormonais e metabolismo. Já o envelhecimento extrínseco é aquele que sofre influência de fatores como poluição, tabagismo, consumo de álcool, má alimentação e principalmente, exposição solar. As alterações da pele com o envelhecimento costumam aparecer mas precocemente nas mulheres, e por isso, elas devem estar ainda mais atentas aos cuidados de prevenção.

Cuidados com a pele feminina

Para manter a saúde e a beleza da pele, o principal cuidado deve ser com a proteção contra os agentes externos, sendo os principais a exposição solar e a poluição. A exposição aos raios UV aumentam a chance da pele apresentar alterações de cor, textura, e principalmente, lesões que podem evoluir para câncer de pele. Tanto o sol como a poluição podem aumentar a formação de radicais livres e acelerar a perda de colágeno e, consequentemente, a flacidez. Produtos antioxidantes podem ter ação preventiva, e por esse motivo e não devem ser usados apenas pelas pessoas com idade mais avançada. Mulheres antes mesmo da menopausa podem e devem fazer uso de antioxidantes orais e/ ou tópicos. O uso diário de protetores solares deve ser incorporado como rotina, desde a infância ou juventude. Outros cuidados importantes para a saúde e a beleza da pele são: usar maquiagem livre de óleo; higienizar a pele antes de dormir e remover qualquer resíduo de maquiagem ou filtro solar; fazer limpeza de pele na frequência adequada; aplicar loções tônicas, adstringentes, ou mesmo água termal; aplicar hidrantes adequados para cada tipo de pele também é fundamental para manter o equilíbrio; fazer uso de roupas que ajudem na proteção, mas que também permitam a ventilação, evitando assim irritações e infecções.

A pele é o maior órgão do corpo humano e merece muito a sua atenção. Basta que se tenha um pouco de disciplina e que se cultive alguns cuidados diários e específicos para cada tipo de pele para ver mudanças significativas em pouco tempo. Converse com seu dermatologista e saiba qual o tratamento mais adequado para sua pele s manter saudável e bonita.

Parabéns a todas as mulheres pelo dia de hoje!

Fonte: SBDRJ