Notícias

Dia do dermatologista: sua pele nas mãos de quem realmente entende

A dermatologia é uma área da medicina que cuida e trata das doenças de pele, cabelos e unhas e que abrange os âmbitos clínico, cirúrgico e de procedimentos estéticos.

A maior parte do dia a dia é ambulatorial. Atendimentos clínicos, pequenos procedimentos cirúrgicos e tratamentos estéticos podem ser realizados em consultório. Cirurgias maiores podem necessitar de centro cirúrgico, assim como algumas doenças extensas podem requerer tratamento intra-hospitalar.

O dermatologista recém-formado e credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deve dar entrada no Conselho Federal de Medicina para receber o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). O RQE só pode ser obtido após a conclusão de residência médica em dermatologia ou após a aprovação na prova de  título de especialista em dermatologia (TED) pela SBD.

O Dia do Dermatologista é comemorado desde os anos 2000, no dia 5 de fevereiro, em lembrança à data de criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1912. A data marca a existência de uma especialidade médica que cresce ano após ano em todo o mundo, especialmente no Brasil, onde a sociedade dermatológica atua fervorosamente em campanhas de assistência e esclarecimento da população.

Essas atividades permitem um avanço da Dermatologia no Brasil e uma população cada vez mais consciente e preocupada com a saúde da pele.

Pele é coisa séria, por isso, só coloque-a nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Parabéns a todos os colegas dermatologistas pelo dia de hoje!

Fonte: SBDRJ