Notícias

DEZEMBRO LARANJA – Mantenha o câncer longe da sua pele

Visando estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer da pele, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Nessa época do ano, ações de conscientização sobre um dos tipos câncer que mais afeta a população brasileira (cerca de 176 mil novos casos por ano) são feitas em todo o país.

Em 2018, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se queime” e traz como destaque informações sobre proteção solar através da adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, como uso de filtro solar diariamente.

Embora bastante comum, o câncer de pele é também um dos tipos com maior potencial curativo e resulta, geralmente, da exposição excessiva à luz ultravioleta – pois as pessoas subestimam o dano que as queimaduras solares podem causar à pele.

Como prevenir é ainda melhor que remediar, recomenda-se sempre que se faça um autoexame da própria pele, prestando bastante atenção a possíveis manchas, sinais ou pintas. O exame do ABCDE pode ajudar bastante no diagnostico de lesões suspeitas. Observe se uma de suas pintas possui:

Assimetria: as metades da pinta são simetricamente diferentes uma da outra;

Borda irregular: quando o contorno da pinta ou mancha não é liso;

Cor: a pinta ou mancha tem diferentes cores, como preto e marrom claro ou escuro;

Diâmetro: o sinal ou pinta têm diâmetro maior que 6 mm;

Evolução: crescimento ou modificação da pinta.

A prevenção também exige evitar expor-se ao sol das 10h às 16h; usar chapéu ou boné; aplicar protetor solar com índice de proteção elevado e uso de óculos escuros adequados.

A visita regular ao médico dermatologista é fundamental. Não deixe de se consultar!

Fonte: SBDRJ