Notícias

Dezembro Laranja: campanha de prevenção ao câncer da pele terá atendimentos gratuitos no Rio

Durante todo o mês de dezembro acontece a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O foco da campanha, que esse ano traz a mensagem “Se exponha, mas não se queime”, é conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da pele.

Em 2017, a ideia é enfatizar a importância de hábitos cotidianos para a prevenção do câncer da pele, tipo de câncer que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o de maior incidência no Brasil, com mais de 176 mil casos por ano. A campanha dará uma atenção especial para os trabalhadores que realizam suas funções expostos ao sol, como operários, carteiros, vendedores ambulantes, entre outros.

Além do alerta quanto à prevenção, que envolve não apenas o uso do protetor solar com FPS superior a 30, mas também o uso de chapéus com abas largas, óculos escuros e roupas que escondam boa parte do corpo, a campanha tem o objetivo de incentivar o autoexame. Em alguns minutos é possível observar o próprio corpo em busca de manchas e sinais suspeitos mas, para isso, é importante conhecer a regra do ABCDE:

ASSIMETRIA: Uma metade da pinta é diferente da outra.

BORDAS: Lesões suspeitas apresentam bordas irregulares, dentadas, com interrupção abrupta na pigmentação da margem ou com limites mal definidos.

COR: A pinta que tiver mais de 2 cores (marrom, preto, azul, cinza, vermelho ou branco) deve ser avaliada, assim como aquelas muito escuras, para excluir a possibilidade de malignidade.

DIÂMETRO: Lesões que crescem rápido, principalmente aquelas maiores que 6 milímetros, devem ser olhadas com atenção.

EVOLUÇÃO: Toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, tamanho e relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses), coçar ou sangrar deve ser examinada por um dermatologista.

Primeiro mutirão acontece nesse sábado, 02/12!

A primeira ação do Dezembro Laranja acontecerá ainda nesta semana. No sábado, entre as 9h e 15h, haverá um mutirão de atendimento, no qual mais de três mil dermatologistas voluntários realizarão atendimento gratuito, além de oferecerem esclarecimentos quanto à importância das medidas preventivas.

Os dermatologistas associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro prestarão atendimento nos seguintes postos:

Ambulatório do Instituto de Dermatologia Prof. Azulay da Santa Casa de misericórdia do Rio de Janeiro 
Centro, RJ

Ambulatório do Hospital Federal de Bonsucesso 
Bonsucesso, RJ

Ambulatório do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gafrée e Guinle andar térreo 
Tijuca, RJ

HUPE – Hospital Universitário Pedro Ernesto – Centro Universitário de Controle do Câncer – CUCC 
Vila Isabel, RJ

Polo de Inclusão Social Padre Velloso – Posto do Hospital da Lagoa e do Hospital Naval Marcilio Dias  
Botafogo, RJ

Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) 
Castelo, RJ

Não deixe de comparecer a um dos postos. O diagnóstico precoce do câncer da pele é de extrema importância para a eficácia do tratamento, e para o aumento das chances de cura do paciente.

Fonte: SBDRJ