Notícias

Dermatologista, parabéns pelo seu dia!

O Dia do Dermatologista é comemorado em 5 de fevereiro porque no ano de 1912, nesta data, foi fundada a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A sessão inaugural aconteceu no Pavilhão São Miguel, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Desde o ano 2000, em homenagem aos dermatologistas, a data é lembrada.

Antes de estar habilitado, o profissional de dermatologia passa, basicamente, por três etapas: a primeira é a formação em 6 anos de Medicina, a segunda é cursar mais 3 anos de especialização em serviços credenciados pela SBD e a última, mas não menos importante, é se submeter a um rigoroso exame anual, aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).  Para receber o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o profissional deve dar entrada no Conselho Federal de Medicina (CFM). Hoje, no Brasil, há cerca 8.500 dermatologistas registrados pela nossa Sociedade.

Uma vez capacitado, faz parte da rotina deste profissional realizar atendimentos clínicos e ambulatoriais, pequenos procedimentos cirúrgicos e estéticos em seu próprio consultório e até mesmo cirurgias mais complexas em ambiente hospitalar. O dermatologista pode atuar nas seguintes áreas:

  • Clínica (diagnóstico, tratamento e acompanhamento de enfermidades cutâneas)
  • Cirúrgica (cirurgias básicas, avançadas e cosméticas)
  • Cosmiátrica (tratamentos e procedimentos estéticos)

Desde seu primeiro dia de existência, a SBD se dedica a formar e aperfeiçoar várias gerações de dermatologistas de todo o país. Hoje é dia de parabenizar esses profissionais que se dedicam a estudar e cuidar do maior órgão do corpo humano – a nossa pele.

Parabéns aos médicos dermatologistas que se dedicam a projetos em prol da população, compartilhando seu precioso tempo e conhecimento em consultórios, hospitais, salas de aula e congressos, colocando em prática uma imensa paixão e solidariedade.

Fonte: SBDRJ