Notícias

Conheça alguns alimentos que podem ajudar na saúde da sua pele, cabelos e unhas 

No tempo de nossas avós, era mais difícil saber as informações nutricionais de certos alimentos. Hoje, porém, por recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os produtos alimentícios tiveram que se adequar à rotulagem nutricional obrigatória – o que ajuda a população a saber quais nutrientes se está, de fato, ingerindo.

No campo dos cuidados com a pele, cabelos e unhas, é possível encontrar alguns nutrientes capazes de retardar e tratar o envelhecimento, deixar cabelos e unhas mais fortes e saudáveis e até mesmo melhorar a circulação, combatendo a celulite.

Saiba mais sobre alguns deles:

  1. Colágeno: na alimentação, é possível encontrar no tutano bovino e nas algas. Atua na formação e renovação das fibras, evitando flacidez e estrias.
  2. Biotina: na natureza é possível encontrar em gema de ovo e castanhas. Auxilia na síntese de queratina, uma proteína que mantém cabelos e unhas mais bonitos, resistentes e saudáveis.
  3. Vitamina C: encontrada em frutas cítricas, auxilia no combate aos radicais livres – moléculas que, quando em excesso, atacam células sadias, estimulando o envelhecimento precoce.
  4. Ômega-3: presente em peixes e linhaça, combate processos inflamatórios e estimula a produção de elastina, melhorando o grau e o aspecto da celulite.
  5. Silício orgânico: alimentando-se de aveia e leguminosas, você pode enriquecer seu organismo de queratina, que contribui para unhas e cabelos mais fortes.
  6. Ácido Hialurônico: pode ser encontrado em carnes com pele e osso, ajudando a preservar a água ingerida no tecido dérmico, mantendo a hidratação natural da pele me níveis satisfatórios.

Além de serem encontrados em alimentos, essas substâncias também estão presentes em alguns dermocosméticos e nutricosméticos. Para entender mais sobre esses nutrientes e saber se você pode utilizar esses produtos, converse com o seu médico dermatologista.  

Fonte: SBDRJ