(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Confira a cobertura completa do 8º DermaRio

Veja a cobertura completa do 8º DermaRio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Texto, fotos e vídeos do maior evento da SBDRJ. Clique nas abas abaixo e veja o conteúdo:

Um dia dedicado à cirurgia dermatológica

Feriado de muito aprendizado em cirurgia dermatológica

Pode-se pensar que a união das belas paisagens da Zona Sul carioca com uma manhã de feriado afastaria até mesmo o mais dedicado dos dermatologistas. Mas se enganou quem deixou-se levar pelo óbvio. A 13ª edição do Encontro de Cirurgiões Dermatológicos caminhou a todo vapor desde o início, promovendo muito conhecimento científico e abrindo com louvor o 8º DermaRio.

Durante a abertura, o presidente da SBDRJ, Flávio Luz, aproveitou para agradecer à Secretaria de Saúde por ceder o salão nobre da sua sede para a realização do evento, fruto de uma parceria em curso que já vem gerando frutos. Após as palavras do coordenador do Encontro, Curt Treu, as aulas começaram.

“Queria agradecer a presença de todos no 13º Encontro dos Cirurgiões Dermatológicos. O evento foi excelente, com aulas de aspecto mais prático e com uma equipe multidisciplinar dando aulas. Aguardamos todos no DermaRio e no ano que vem para o 14º Encontro”, disse Curt.

Na primeira aula, sobre coagulantes e marcapasso, Paula Garfinkel falou sobre estratégias para evitar complicações como hemorragias e tratar casos específicos, como pacientes com marcapasso. Uma das recomendações da doutora foi a aplicação de um imã sobre o aparelho, aplicado por um cardiologista ou anestesista.

Dando prosseguimento, a mesa de unhas contou com a participação das colegas Robertha Nakamura e Andréia Leverone. O foco foram as doenças que exigem tratamentos complicados, como carcinoma epidermóide ungueal e onicomicose, por exemplo. Enquanto Nakamura expôs as melhores técnicas e suas vantagens para o tratamento, Leverone abordou o uso do laser.

Pouco antes do intervalo para o almoço, Flávio Luz falou sobre abordagens pouco ortodoxas para cenários incomuns de reconstruções. O presidente da SBDRJ propôs uma palestra interativa, abrindo espaço para sugestões dos participantes. Este bloco temático, composto por Flávio Luz, Felipe Maurício, Inácio Faver e Carlos Barcaui, abordou táticas mais e menos convencionais e, dentre as discussões que gerou entre palestrantes e plateia, destaca-se o posicionamento sobre quando a necessidade de biópsia da lesão a ser tratada.

Ao voltar das duas horas reservadas para repor as energias, os participantes foram recebidos pelo bloco ‘como conduzir complicações’, aberto pela palestra ‘complicações em toxina botulínica e preenchimentos’, ministrada por André Braz. A aula tratou, por exemplo, de algumas áreas de risco a serem evitadas durante o procedimento. As áreas muito irrigadas foram o centro das discussões entre os presentes.

Um dos pontos positivos do Encontro foi ter reunido também colegas mais jovens, interessados em aprimorar seus conhecimentos em cirurgia dermatológica. A pós-graduanda do Hospital Naval Marcílio Dias, Lais Santana, ressaltou a importância do evento para quem está começando na área.

“Acho um evento como esse muito importante, porque permite que a gente tenha mais acesso à cirurgia dermatológica, uma área de muito interesse principalmente para quem está começando”, disse Lais.

O Encontro recebeu com carinho também o presidente da regional mineira da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Glaysson Tassara, que participou da mesa ‘técnicas de reconstrução em topografias complexas’, falando sobre procedimentos realizados na área do nariz.

“O evento é uma discussão de alto nível. Você sabe que a sua aula tem pessoas que têm a contribuir e é muito bom essa troca de informações. É uma experiência única no Brasil”, disse o doutor.

Depois de um dia intenso, a sensação não poderia ser mais gratificante. Participantes presentes e interessados até a última aula do evento é sinônimo de que aulas proveitosas, temas interessantes e palestrantes com muitas informações para transmitir.

Agradecemos a participação de todos e a essencial contribuição dos organizadores e palestrantes.

Encontramo-nos amanhã, no Centro de Convenções SulAmérica, para o 8º DermaRio!

Vídeos

Galeria de fotos

8º DermaRio inicia com palestrantes de peso e auditório cheio

Depois de um feriado de muito aprendizado na 13ª edição do Encontro de Cirurgiões Dermatológicos, o Centro de Convenções SulAmérica recebeu os dermatologistas para enforcar a sexta-feira participando, agora, do primeiro dia do 8º DermaRio. O evento foi realizado em parceria entre as regionais Rio de Janeiro e Fluminense da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fato que foi ressaltado logo na cerimônia de abertura.

O bloco inaugural, ‘doenças auto-inflamatórias’, foi iniciado pela palestra sobre psoríase, de Lívia Barbosa. A mesa contou ainda com as aulas do presidente da SBDRJ, Flávio Luz, e de Paulo Criado, um dos ilustres convidados de fora do estado presentes no evento.

Em sua aula, Lívia falou sobre a complexidade da doença e a importância clínica do reconhecimento deste fator. Ela destacou como a forma de pensar e estudar a psoríase mudou siginificativamente com o tempo. Flávio Luz, em sua palestra, expôs alguns insights sobre a hidradenite, trazidos pela literatura médica recente. Fechando o bloco, Paulo Criado focou na distinção entre a urticária e as lesões urticariformes, orientando os presentes sobre as formas corretas de diagnóstico e tratamento nesses casos.

Ainda na parte da manhã, durante a mesa ‘novas opções terapêuticas: modismo ou avanço?’, a colega Gabriela Albuquerque discutiu sobre a eficácia da utilização do colágeno via oral. Entre os tópicos trazidos por ela, estiveram presentes o debate sobre a eficácia na absorção da substância e a queda de seus níveis em mulheres na menopausa, número que chega a 30% após os quatro primeiros anos, segundo mostrou Gabriela. Para ela, essas discussões sobre temas variados agregam muito no dia a dia do participante do DermaRio:

“O evento acrescenta muito na rotina do dermatologista de consultório, pois ele consegue abordar desde temas mais corriqueiros até assuntos mais relevantes e atende às expectativas do dermatologista geral”, disse.

Durante a mesma sessão, Carlos Wambier, palestrante do Paraná, propôs uma aula com tom mais prático, discutindo técnicas para a realização da intradermoterapia com minoxidil e seus respectivos resultados. Uma das técnicas apresentadas utilizava uma máquina de tatuagem no tratamento.

“A organização do 8º DermaRio está de parabéns. Foi muito bom rever os colegas em um evento de muita qualidade científica, com muita dica prática, muita experiência dos dermatologistas da região”, afirmou Wambier.

Além de diversos palestrantes, o DermaRio também foi enriquecido com a presença de colegas que vieram de longe para assistir às aulas e se atualizar. Simon Salomão, dermatologista de Boa Vista, Roraima, teceu diversos elogios ao evento.

“O congresso é de um conteúdo científico muito bom. Os palestrantes falam a experiência pessoal deles, mas com uma base científica muito forte, com dados e pesquisas. É uma coisa muito rica para o aprendizado”, afirmou.

Presidente desta edição do DermaRio e vice-presidente da SBDRJ, Egon Daxbacher fez parte da mesa ‘doenças de interesse social’, que contou com grandes nomes, como Beatriz Trope e Ana Mosca. Egon analisou os motivos da queda nos números de detecção de hanseníase Brasil e discutiu atitudes a serem tomadas para mudar este cenário. O simpósio “hidradenite supurativa”, ministrada pelo presidente da SBDFL, Roberto Souto, fechou a primeira parte do dia.

Fechando o primeiro dia de DermaRio, o bloco ‘dermatopediatria’ contou com duas palestras de Magda Blessman, do Rio Grande do Sul, tratando dos temas ‘Tratamentos sistêmicos da dermatite atópica’ e ‘Barreira cutânea’.

“Tivemos discussões muito boas. Um alto nível de todos os participantes. Parabéns para o pessoal da SBDRJ pelo evento”, disse a doutora.

Após quase dez horas de muito trabalho, chegou ao fim o primeiro dia do DermaRio. E ainda tem muito por vir.

Até amanhã!

Vídeos

Galeria de Fotos

Interatividade e descontração fecham mais uma edição de sucesso do DermaRio

O último dia do DermaRio começou privilegiando a interatividade. A secretária de sessões da SBDRJ, Luna Azulay, abriu o evento conduzindo a mesa ‘Casos complicados. Qual foi sua conduta?’, que convidou os participantes a opinarem sobre os métodos diagnósticos e os tratamentos dos casos apresentados. A interação foi possível por meio de aparelhos de votação disponibilizados nos assentos da plateia. Além de Luna, participaram os colegas Glaysson Tassara, de Minas Gerais, e Thais Sakuma, do Mato Grosso do Sul, tratando dos temas ‘caso cirúrgico’ e ‘caso cosmiátrico’, respectivamente.

Logo após, Alexandre Gripp apresentou alguns cenários que, segundo o doutor, devem ser encarados pelo dermatologista, como síndromes paraneoplásicas, focando nas manifestações características da dermatomiosite, Síndrome de Sweet e Penfigóide Bolhoso. Na mesma sessão, o presidente da SBDFL, Roberto Souto, falou sobre doenças raras que, muitas vezes, fogem à atenção do dermatologista, fazendo uma abordagem geral de cada uma delas. Paulo Criado fechou o bloco com as aulas ‘Tratamento da lipodermatoesclerose’ e ‘Investigação e conduta nas vasculites’.

Esta edição do DermaRio abriu as portas para outras especialidades médicas e suas contribuições para a dermatologia. Começando a sessão, o cardiologista Daniel Setta tratou de questões como a realização do risco cirúrgico pré-cirurgia dermatológica e os procedimentos corretos para a suspensão de medicamentos do paciente. Segundo Setta, a decisão deve sempre ser tomada junto a um clínico ou cardiologista. No ramo da hematologia, Yung Bruno falou sobre lesões cutâneas em pacientes hematológicos, ressaltando a importância da biópsia para o diagnóstico correto. Por último, o oftalmologista Flavio Maccord tratou das doenças dermatológicas que possuem manifestações oculares, apresentando medicamentos para tratamento de dermatoses que afetam a estrutura dos olhos.

Fechando a primeira parte do dia, o presidente da SBD-RESP, Reinaldo Tovo ministrou o simpósio ‘Polypodium leucotomos: radiação UV, CBC, CEC, MM e Cirurgia Dermatológica’, no qual abordou aspectos gerais do surgimento, tratamento e prevenção do melanoma.

Na sessão dos ex-presidentes do DermaRio, Flávio Luz, presidente da última edição e atual presidente da SBDRJ, foi escolhido para receber a homenagem em nome de todos. Em seguida, os integrantes da mesa apresentaram casos clínicos e suas experiências pessoais. Subiram ao púlpito, além do doutor Flávio, um time de renomados dermatologistas do estado do Rio: Jose Ramon, Marcio Serra, Abdiel Figueira, Ana Mósca, Carlos Barcaui, Claudia Alcântara e Maria Fernanda Gavazzoni.

“O DermaRio foi um sonho, um sonho do Abdiel e do Ramon. Eu ajudei, na época na diretoria, a construir esse sonho, transformá-lo em realidade. Fico muito contente com o reconhecimento dos atuais diretores em relação ao nosso trabalho, nosso feito. É muito difícil um evento se perpetuar, e cada vez mais o DermaRio amadurece e se modifica”, declarou Ana Mósca.

DermaOlimpíadas traz o clima das Olimpíadas para o DermaRio

Com as Olimpíadas do Rio cada vez mais perto, a SBDRJ resolveu entrar no clima e colocar duas delegações, compostas por residentes dos serviços credenciados, para uma animada disputa.

O mecanismo da competição foi o seguinte: cada chefe de serviço indicou um residente para representar sua instituição. Após uma rodada de cinco perguntas para cada delegação, aquela com menos pontos foi eliminada. Uma nova rodada foi realizada, mais uma vez eliminando aquela com menos ponto. Terminada a fase de times, a delegação vencedora foi separada, e os participantes que restaram disputaram entre si.

As grandes vencedoras foram Luana Bezerra Lopes, do Hospital Federal dos Servidores do Estado, e Michele Zolet, do Hospital da Lagoa, que ganharam um dermatoscópio cada. Os demais participantes ganharam um carregador de celular portátil personalizado.

“Eu estava bem nervosa, mas por causa do incentivo dos meus staffs participei e acabei ganhando. Me aproximei de outros residentes e isso é sempre motivo para comemorar, principalmente depois de um evento tão bom quanto esse”, disse Luana.

Thiago Jeunon, que comandou as DermaOlimpíadas junto ao presidente do DermaRio, Egon Daxbacher, declarou sua satisfação em ver o envolvimento dos dermatologistas do Rio.

“Ficamos muito felizes com a participação maciça dos associados da SBDRJ, inclusive com a presença de pessoas de fora do Rio que vieram prestigiar o evento”, disse Thiago.

Após um feriadão intenso de muito conhecimento e diversão, foi consagrado o sucesso de mais um evento realizado pela parceria entre SBDRJ e SBDFL.

Obrigado a todos os participantes e até a próxima!

Vídeos

Galeria de fotos