Notícias

Como cuidar da pele e dos lábios durante o inverno?

Cuidar da pele e dos lábios é fundamental. No inverno, este cuidado dobra, pois a pele do corpo fica mais propensa ao ressecamento e os lábios podem até mesmo sofrer com rachaduras.

Isso acontece devido à ação dos agentes externos como sol, vento, clima seco e temperaturas mais baixas, que favorecem a perda da umidade natural do corpo – o chamado manto lipídico. Nessa época do ano bebemos menos água e tomamos mais banhos quentes, tudo que propicia a desidratação. No caso dos lábios, há ainda a saliva que, sempre em contato com a superfície labial, acaba dificultando a cicatrização e estimulando uma irritação primária da região.

Então, como conquistar boca e pele macias e protegidas?

Hidratação é a palavra-chave e vale tanto para os lábios quanto para a pele do rosto e do corpo. Alguns produtos tópicos além de hidratarem, protegem e restauram a pele durante o inverno. Dentre os ativos mais recomendados pelos dermatologistas estão o pantenol, a manteiga de karité, os lipídios, a glicerina, a vitamina E, a ureia e, claro, os antioxidantes. Sabonetes mais suaves e hidratantes corporais reforçam os cuidados. Já para os lábios, existem protetores labiais e hidratantes específicos.

Vale lembrar que a hidratação também deve ser feita de dentro para fora – a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental. Hábitos como arrancar as “pelinhas” e passar a língua sob os lábios devem ser abandonados, assim como produtos esfoliantes por causa da ação abrasiva, que deixa a pele opaca e seca. Já o filtro solar não pode ser dispensado nunca, nem nas épocas mais frias, pois o sol ainda continua emitindo radiações ultravioletas.

Consulte seu dermatologista e saiba mais!

Fonte: SBDRJ