Notícias

Carnaval: sua pele nos dias de folia

É natural que, no carnaval, o foco esteja na fantasia. Mas não esqueça que, para cair na folia, seu corpo – e sua pele – precisam estar bem protegidos. Confira algumas dicas para você curtir sem tirar nota baixa no quesito proteção:

Material das fantasias

Prefira tecidos que deixam a pele transpirar, como os de algodão. Os sintéticos e apertados podem causar brotoejas.

Sprays de Espuma

Fique alerta! Esses sprays contêm substâncias tóxicas e, em contato com a pele, podem causar alergias. Se atingirem os olhos, até mesmo conjuntivite.

Maquiagem para crianças

Não use as de adulto. Esses produtos têm componentes químicos para maior fixação da tinta e, por isso, podem provocar dermatite cujo sintomas são coceira, vermelhidão e inchaço. Para os pequenos, prefira os específicos.

Descanso

Depois de um dia inteiro pulando e dançando, as dores surgem e você pensa até em desistir de continuar nos outros dias. Por isso, é preciso descansar. Quando chegar em casa, tome um banho, relaxe com as pernas para cima e procure ter algumas horas de sono. O corpo agradece!

Sapatos

Os sapatos nunca devem ser apertados, já que podem causar bolhas. Se for o caso, não estoure, elas vão cicatrizar sozinhas. Embora sejam mais calorentos, os sapatos fechados protegem os pés de traumas, cacos de vidro espalhados pela rua, dentre outros. Já os abertos, são mais arejados, mas conferem menos proteção aos pés.

E, por falar em sapatos, no carnaval devemos dobrar o cuidado com os pés. Ao final do dia eles estarão cansados, doloridos e, provavelmente, sujos. Então, faça uma boa higienização para evitar a proliferação de fungos e bactérias. 

Frutas cítricas

Cuidado! Frutas cítricas podem ser refrescantes, mas não combinam com o sol. Por isso, se você for manipulá-las, lave bem as mãos ou, senão, você corre o risco de ter suas mãos manchadas e machucadas.

Protetor solar

O protetor solar é item indispensável no carnaval. No corpo o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser 30. No rosto, maior. Já nos lábios, se vai passar batom, passe o protetor solar na composição. A exposição solar intensa pode até desencadear quadros de herpes labial.

Hidratação

Por dentro e por fora, ainda mais em dias de folia. É comum que haja desidratação nessa época, especialmente por causa do calor. Por isso, consuma bastante líquido (água, sucos naturais, água de coco, dentre outros ).

Além do seu corpo, a sua pele também precisa ser hidratada. Ao menos uma vez, ao fim do dia, hidrate seu corpo e rosto com cremes indicados pelo médico dermatologista. Vale para os homens também!

Por fim, se notou qualquer sintoma diferente na sua pele, busque a ajuda do médico dermatologista.

Fonte: SBDRJ