Notícias

18 de Outubro – Dia do Médico

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. A data surgiu em homenagem à São Lucas, também médico e um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, – que se tornou o Santo Padroeiro da Medicina.

Responsáveis por cuidar da saúde humana, os médicos podem se atuar como clínicos gerais ou especialistas (quando são peritos em alguma área). São encarregados de prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades para alcançar a cura e/ou melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, ser médico é uma das profissões que mais exige comprometimento, responsabilidade e ética profissional.

O dermatologista, por exemplo, é o médico que diagnostica e trata doenças que acometem a pele, cabelos, unhas e mucosas visíveis. A pele é o maior órgão do corpo humano, então, além de cuidar da saúde, é necessário também que cuidemos de sua aparência. Para buscar a especialização, após cursar os  seis anos de Medicina, o dermatologista deve submeter-se a uma prova de seleção e cumprir mais três anos de formação específica, a residência médica. O próximo passo para obter o título de especialista é ser aprovado em um rigoroso exame aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como a Medicina está em constante evolução é necessário que o profissional, qualquer que seja sua especialidade, também esteja. É fundamental estar atento à novas descobertas científicas e novas enfermidades que geralmente são uma consequência de hábitos de vida ou reflexo da sociedade contemporânea. Investir em conhecimento técnico deve ser prioridade para o médico, uma vez que ele estabelece relação de atenção, cuidado e confiança com seus pacientes. Tão importante quanto o tratamento é esta relação, especialmente nos momentos de dor, que podem definir o sucesso da cura.

Diante de tantos desafios, é justo que o profissional que dedica sua vida para cuidar de outras mereça mesmo uma homenagem. Feliz Dia do Médico para todos nós!

Fonte: SBDRJ