A Instituição

O que é a SBD-RJ?

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL RIO DE JANEIRO é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, fundada em 27 de dezembro de 1963, com prazo de duração indeterminado, que adota a sigla SBD-RJ, com sede e foro no Estado do Rio de Janeiro.

A SBD-RJ tem por finalidade o estudo, a pesquisa, a difusão e o progresso da medicina dermatológica e domínios afins, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, e dever-se-á manifestar, sempre que necessário, sobre:

  •  a definição de atos dermatológicos;
  •  a delimitação de área de atividade do dermatologista;
  •  outros assuntos de interesse no exercício da dermatologia.

A SBD-RJ poderá propor, às entidades competentes, medidas visando preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Dermatologia no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Em situações que envolvam assuntos de âmbito federal, as medidas poderão ser propostas pela SBD-RJ após anuência da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A SBD-RJ procurará contribuir para a orientação e solução dos aspectos médico-sociais da Dermatologia e domínios afins.

A SBD-RJ é uma regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que é a única sociedade científica credenciada pela AMB como representante da especialidade Dermatologia e suas áreas de atuação e a única autorizada a realizar o Exame de Título de Especialista em Dermatologia.